www.acrr.maisbarcelos.pt
Ambiente

 

XCO Citânia do Facho

  

Raid Do Facho BTT

__________________________

Ciclismo

 


Atletismo


BTT

__________________________

Cegada do milho


Limpeza do largo da veiga


Linho



 
Imprimir esta página

Brigadas de intervenção ambiental

 

 

No âmbito do projecto das brigadas de intervenção ambiental da Câmara Municipal de Barcelos, ao qual a Associação Cultural e Recreativa de Roriz aderiu. Já se fez a recolha de lixo pela freguesia e está neste momento a fazer-se a limpeza da zona envolvente ao moinho novo da Poça da Veiga.

 

Ø      Recolha de lixo

 

A Associação Cultural e Recreativa de Roriz, com a colaboração de outras instituições da freguesia realizou acções de recolha de resíduos sólidos que decorreram no início do século XXI e tiveram lugar na área florestal do monte do facho e do monte do lombão. Nesta recolha de resíduos sólidos encontramos um pouco de tudo, desde frigoríficos até inertes, malhas, etc. De seguida estes resíduos foram depositados num local específico, e posteriormente foram recolhidos pelos serviços de recolha da Câmara Municipal. Nos locais intervencionados procedeu-se à colocação de placas, sensibilizando as pessoas para evitarem tais comportamentos.

 

 

 

 

  

 

Ø      Limpeza da zona envolvente ao moinho novo da Poça da Veiga

 

A Associação Cultural e Recreativa de Roriz, com a colaboração de outras instituições da freguesia, iniciou em 2004 a limpeza e recuperação da zona envolvente ao moinho novo da Poça da Veiga, tendo por base o lema:” As linhas de água são um património natural de inquestionável valor, cabendo a todos nós preservá-lo, utilizando-o de uma forma racional e sustentada, não comprometendo a sua utilidade para as gerações futuras.”

 

Ao iniciar-se este projecto fez-se um diagnóstico ao estado do local e um levantamento do que era necessário. Seguidamente procedeu-se ao devastamento de mato e silvas e à recolha de resíduos sólidos que se acumulavam no seu interior. No final o sentimento de dever cumprido era generalizado e extensivo a todos os participantes.

 

 

 

 

 

Em 2005 e 2006 a Associação Cultural e Recreativa de Roriz tem desenvolvido uma série de diligências para a recuperação do local e transformá-lo num espaço de lazer. Contudo no âmbito deste projecto, e enquanto não avança a requalificação da área limpa em 2004, fez-se nova limpeza a esse espaço, que se encontrava novamente cheio de silvas e mato e projectou-se a limpeza da linha de água e do espaço envolvente a jusante da anterior intervenção.